Brincar


bancada carpinteiro - Joanninha
Brincadeira ativa
28/03/12

Dia desses conversando com uma nova parceira do blog, ouvi algo que virou dogma na educação do José. 

A Piu da Joanninha, uma empresa de alugel de brinquedos para brincar em casa, me falou sobre seu principio de que a criança não deve ser passiva diante de um brinquedo. 


Pensei muito sobre isso e acabe analisando os brinquedos do José e por fim, me senti muito orgulhosa de mim e do meu marido. Desde muito cedo sempre estimulamos o José com coisas simples, percebíamos que algo chamava sua atenção e logo isso virava brinquedo. 

Uma garrafa pet cheia de água de lantejoulas, um potinho de fermento fazio com alguns grãos de feijão o faziam dobrar de rir, mais que seus chocalhos coloridos de marca...rssss

Assim que começou a interagir mais, e a escolher suas brincadeiras, ele logo demonstrou paixão por jogos de encaixe. Nossa sala é repleta por cubos de montas, coloridos, redondos, quadrados, retangulares, encaixar e desencaixar é a brincadeira favorita do José.

Por vezes ele monta imensas torres coloridas, e depois se senta diante delas e aplaude, então recomeça, desmontando tudo pra montar outra coisa, e é assim que ele se diverte.

Na cozinha, vai logo atras do que faz barulho, colheres, panelas e formas, são sua diversão. Logo tudo vira bateria e está feita a brincadeira.

Até hoje não gastamos fortunas com brinquedos, não caímos na cilada da mídia que encanta pais para que seus filhos tenham o brinquedo dos seus sonhos, do sonho dos pais, claro.

Estimulamos o José a descoberta, a se divertir explorando o mundo, descobrindo possibilidades, criando, inventando brincadeiras.

E ele corresponde com muita imaginação e criatividade. Há alguns dias, montou três tacos com dois pinos de encaixe cada um, pegou uma bolinha e, na sua lingua, chamou o papai e a mamãe para brincarem de bater na bola. Acho que ele organizou seu primeiro jogo de taco. Como ele aprendeu isso? Não sei, ele já me contou mas eu ainda não consegui entender....rsss



Joanninha incentiva o brincar ativo, exploratório, criativo e lúdico. Um brincar sustentável que desenvolve as habilidades infantis e incentiva o consumo compartilhado. Para nós o que importa não é ter o brinquedo, mas sim a brincadeira que ele proporciona.


Siga nosso blog, curta a página da Joanninha no facebook e ganhe 10% de desconto no primeiro mês de assinatura. Clique na imagem e saiba mais sobre essa nova maneira de brincar.















Giz e parede
31/01/12

Há algumas semanas comentei em um grupo de amigas que o José andava "rabiscador", mesmo não tendo lápis ou caneta a mão, o danadinho usava seus brinquedos e tudo o mais que encontrasse para riscar as paredes da casa.

Logo uma pedagoga veio esclarecer a necessidade de expressão dele, e de darmos limites.

Pronto, o moleque tá sem limites. Ai veio técnica da super nunny a cabeça, e pirei, como ensinar limites a ele, nesta idade, apenas 1 ano e meio, nem fala direito.

Algumas amigas falaram sobre suas táticas, usar quadro, pintar parede com tinta para quadro negro, e a pedagogo acrescentou.

Ele aprende sim, basta que você ensine e vai se surpreender.

Comentei com a minha mãe, e ela logo decretou, "dá uma parede pro menino e deixa ele riscar, ele precisa se expressar", a tia coruja, também pedagoga emendou, depois o pai dele pinta a casa de novo, deixa o menino ser feliz.

Ok. 

Comprei giz de cera, caderno de desenho A3 e vamos lá.

O José ficou tão feliz com o giz de cera que foi logo pra parede mais próxima, então segurei sua mão e expliquei que "NÃO", só isso, disse apenas não. Levei ele até seu quarto e fiz o primeiro risco, e batendo minha mão suavemente na parede disse, "AQUI", depois do seu primeiro rabisco, aplaudimos e comemoramos com ele "êeeee".

O Julio e eu fizemos isso durante a sexta, o sábado e o domingo. Foi o suficiente.

Hoje ele segura o lápis perto de outras paredes da casa e diz bem alto "ÃO", então corre pro seu quarto e diz "Í", e logo depois comemora com um "êee", quando na sala enquanto assiste seus desenhos animados, se esbalda no caderno.

Mais uma vez me surpreendo com a capacidade de aprendizado das crianças. Educar meu filho José tem me ensinado muito sobre a formação de um ser humano.

Com respeito a sua necessidade de se expressar, a motivação correta, e a dose certa de disciplina, conseguimos ter um pequeno artista em casa, e manter a pintura da casa intacta.







Brincar de guardar brinquedos


Você já percebeu que assim que os pequenos chegam em nossas vidas eles ocupam cada e todos os espaços literalmente?!

No início é o cheirinho de bebê que domina a casa, as chupetas e mamadeiras, depois quanddo começam a interagir, são os brinquedos.

A sala aqui de casa abriu espaço geral para o José, vasos e objetos decorativos abriram espaço para carrinhos, bolas e muitos cubos de encaixar, bebês adoram encaixar as coisas.

Daí o desafio, como colocar ordem na casa, agora que ela tem um novo morador, que tem o direito de ter suas coisas instaladas também???

Bebês adoram agradar papai e mamãe, e este é o segredo.

Faça do guarar brinquedos uma grande brincadeira. Use caixas organizadoras pequenas para que a criança possa pegar ou arrastar. E participe da brincadeira, cada vez que colocar um brinquedo dentro da caixa, comemore. Bebês adoram ser aplaudicos, ovacionados. Faça disso uma grande farra.

Aqui em casa, a última brincadeira do dia é guardar os brinquedos, sempre que o José coloca um brinquedo na caixa, aplaudimos e gritamos "Uhuuuuu". Ele adora, dá risada e retribui, quando nós colocamos um brinquedo na caixa ele grita "êeeee".

Além de deixar sua casa com as coisas nos seus devidos lugares e se divertir muito com seu filho, você começará a plantar a sementinha da organização. O que será muito útil mais tarde.

Divirta-se.

Veja mais dicas. Estas são da revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por acessar o PARAÍSO DA MAMÃE, e pela atenção em me enviar um comentário.